quinta-feira, 19 de abril de 2012

Clínica Acupuntura Total









a) Estética Facial (Rejuvenescimento)

b) Estética Corporal
(Redução de Medidas e  Emagrecimento)

c) Sistêmica com ou sem agulhas
(Dores, Sintomas e Doenças em Geral)





Quer rejuvenescer e revitalizar seu Rosto em poucas sessões de Acupuntura?
Já é possível com Acupuntura voltada a Estética, e com inserção de pequenas agulhas que mesclam diversas técnicas e procedimentos, máscaras naturais, massagens chinesas, fortalecendo Ossos e Músculos Faciais que são os responsáveis por fixar e manter a Pele, proporcionando assim melhor circulação de energia, irrigação e sustentação da Pele, podendo eliminar Acnes, Espinhas, Marcas e Rugas de Expressão.

Quer reduzir  medida corporal logo na primeira semana? 
Através da Pela Acupuntura Estética que utiliza o conhecimento milenar aliado a técnicas atuais para obter grande redução de medida corporal. Além disso, proporciona melhora significativa do metabolismo eliminando toxinas, excesso de líquido e tecido gorduroso, controlando a ansiedade, causando emagrecimento.


Eliminando Sintomas, dores e doenças em geral
Pela Acupuntura Sistêmica com o uso de agulhas, moxas, fitoterápicos e orientação alimentar, auxiliam na eliminação dos bloqueios energéticos, forçando o equilíbrio dos órgãos e vísceras. Além disso, combate diretamente as causas da debilidade do nosso corpo, proporcionando cura e bem estar.

O profissional Newton Lux é  especialista em Acupuntura, possuindo Certificado de Registro de Terapeuta Oriental pelo SATOSP. Agende sua sessão.











Clinica - Atendimento residencial - Indaiatuba
Newton Lux - Especialista em casos graves! 
(19) 99995-4747


segunda-feira, 16 de abril de 2012

TRATANDO DOENTES E NÃO DOENÇAS


O entendimento dos conceitos de saúde e doença na Medicina Tradicional Chinesa é, no mínimo, interessante. A doença para nós sempre foi vista como algo que nos acometeu de repente, geralmente alguma coisa que veio “de fora”, totalmente independente da nossa vida cotidiana e da nossa vontade. Falando francamente, a doença ou qualquer sintoma nos vem como um obstáculo à nossa vida normal, ou seja, um estorvo, que deve ser eliminado o mais rápido possível para que então possamos voltar a fazer as mesmas coisas de antes.
”Quanto engano!”, nos diriam os sábios chineses antigos. Para eles, qualquer tipo de sintoma nos vem como um alerta, um aviso, um verdadeiro “amigo” que nos sopra ao ouvido que há alguma coisa errada em nosso ser total. Então, ao invés de simplesmente eliminá-lo, é preciso ouvir o que ele tem a nos dizer.

Sintomas: reflexos na superfície
Por que, diante de condições iguais, por exemplo, uma exposição a um tempo frio, algumas pessoas começam a ficar com sintomas desagradáveis e outras não? E por que os sintomas mudam de uma pessoa para outra, se elas estiveram sujeitas às mesmas condições ambientais? A resposta para esta questão está na resistência que a pessoa é capaz de impor à situação. A energia, o equilíbrio das funções internas é diferente de uma pessoa para outra, e uma vez que este equilíbrio seja rompido ou abalado, aí sim começam a aparecer os sintomas: uma tosse, uma dor na cabeça, calafrios, etc. Estes sintomas são diferentes de indivíduo para indivíduo… cada um tem suas armas para lutar, cada um tem seus próprios pontos fracos.
Os sintomas são um reflexo do organismo, da defesa energética, na tentativa de recuperar o balanço. Sinalizam sempre um desequilíbrio energético de base, mais profundo. Sintomas intensos nem sempre são ruins, eles podem representar a resposta de uma defesa interna forte, de uma luta na tentativa de expulsar os agentes patogênicos do corpo, que em medicina chinesa chamamos de “frio”, “calor”, “umidade”, “vento”, “segura” (diferentes qualidades de energia). Sintomas débeis podem indicar tanto um desequilíbrio não muito importante, como por outro lado podem estar indicando que o corpo está perdendo a capacidade de recuperar o equilíbrio perdido.

Comunhão com o todo
O ser humano está inserido no meio ambiente e responde às leis do Céu e da Terra. Portanto, necessita de constante adaptação. Não há como viver imune, isolado das energias externas que incidem sobre nós. Mas há como aprender a sustentar o equilíbrio interno para que a capacidade de resistência às constantes mudanças do meio fique eficiente.
Este raciocínio serve não só para os sintomas físicos, mas também os psicológicos. Não é possível viver à parte das inúmeras situações que nos geram angústia, desconforto, tristeza, raiva… Mas é possível mudar nossa atitude e com isso preservar o espírito e manter a harmonia interna.
A saúde, entendida deste modo, não é somente não ficar doente. É também ter a capacidade de ficar doente e se recuperar, ou seja, recuperar o equilíbrio energético, de modo que os sintomas desapareçam.

Tratando pessoas
Deste modo, na Medicina Tradicional Chinesa, não se tratam “doenças”. Acima de tudo se tratam “doentes”: organismos que por algum motivo estão “fora do eixo”, e precisam buscar um novo ponto de equilíbrio. Para isso é necessário não apenas eliminar os sintomas, mas entendê-los, escutá-los com atenção e tomar a responsabilidade de efetuar mudanças na vida cotidiana.
Pequenos ajustes podem fazer grandes diferenças, e estas medidas são sempre individuais. Não existem fórmulas mágicas e receitas gerais: “A mesma resposta não é necessariamente verdadeira em todas as situações. A verdade da vida é sempre mutante” (Tsai Chih Chung).

Oscilar é natural num mundo em constante mutação. O ser que não oscila, não é saudável. É importante que cada pessoa encontre o seu próprio ritmo.


OS 10 MANDAMENTOS DA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA


VIVA BEM COM OS 10 MANDAMENTOS DA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA

Viver de forma saudável tornou-se um objetivo cada vez mais possível de ser conquistado. É crescente o interesse da sociedade na busca pela melhor qualidade de vida. Muitos já se preocupam com a saúde de uma forma preventiva e têm como grande aliada à milenar sabedoria oriental.
Desde a antiguidade, os povos orientais, principalmente da China, já faziam uso de ervas, massagem e acupuntura com fins terapêuticos.
Durante milhares de anos foram sendo desenvolvidas essas e outras práticas interpretadas e empregadas segundo a filosofia, a cultura e os dogmas religiosos de cada época.
Surgiram importantes conceitos como o de YIN e YANG (forças opostas e complementares que regem o universo) e a teoria dos 5 Elementos/Movimentos da natureza (madeira, fogo, terra, metal e água).
Esses princípios formam os pilares da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) cuja visão de saúde baseia-se no estado de harmonia entre o YIN e o YANG que gera a energia vital (CH’I ou QI) e os 5 Elementos/Movimentos. Tanto a falta quanto o excesso de uma dessas forças/elementos causa desequilíbrios energéticos e origina as doenças.

Os “10 Mandamentos” visam proporcionar ensinamentos de como conservar a saúde, o bem estar e a harmonia através do comportamento e estilo de vida:

1-RESPEITAR A NATUREZA
Todos os seres vivem entre o céu (YANG) e a terra (YIN). A energia YIN e YANG de todas as coisas ,inclusive do Homem,comunicam-se com a energia YIN e YANG do Universo.Os chineses antigos sempre observaram a ligação entre o homem e o meio ao seu redor e que toda mudança que ocorria na natureza repercutia nele.
Os antigos se reconheciam como parte integrante de um sistema cosmológico sagrado com o mundo e não como uma entidade separada da natureza. Sabia-se que quando a terra era próspera, eles progrediam; mas quando o equilíbrio era destruído, eles sofriam. Procuravam portanto favorecer e respeitar a natureza,e nunca prejudicá-la.
O chinês antigo já sabia e enxergava o ser humano como um microcosmo reflexo do macrocosmo (Universo). E diante dessa imutável condição que possui, deve desenvolver, especialmente a partir desse milênio, uma consciência mais alerta e atuante para preservar a natureza, pois cada um de nós faz parte da natureza. Aliás,cada um de nós é a natureza.

2-EQUILIBRAR A ALIMENTAÇÂO E O CONSUMO DE LÍQUIDOS
A alimentação é uma necessidade básica e envolve diversos aspectos (sócio-econômicos, culturais, nutricionais entre outros) tornado-o um assunto dos mais complexos a ser explorado.
Na MTC, alimentação não só é uma causa patológica importante como também significativo contribuidor para a saúde e mantenedor da energia e da vida. Todos os aspectos quantitativos, qualitativos e energéticos dos alimentos são considerados assim como as condições dessa alimentação.
Cada fator deve ser analisado: a escassez ou excesso, os diversos tipos de dietas, o número de refeições e seus horários, a procedência e a composição dos alimentos (inclusive a presença de conservantes, hormônio ou manipulação genética), o estado emocional em que a refeição é feita... a lista é infindável.Podemos dizer que somos  o que comemos, o que deixamos de comer e como comemos.
Um dos primeiros passos para ser saudável é mudar a forma de relação com o alimento, conhecendo sua origem, como foi produzido, reconhecendo nossas reais necessidades para deixar de consumi-lo de maneira mecanizada e inconsciente. Pequenas dicas e orientações podem auxiliar nesse processo como acontece, por exemplo, na acupuntura, na classificação dos Biotipos Constitucionais (TAI YANG ou AR, SHAO YANG ou FOGO, TAI YIN ou TERRA e SHAO YIN ou ÁGUA).
Cada um possui particularidades peculiares no seu perfil psicológico, na sua constituição física, predisposição a desequilíbrios energéticos assim como na compatibilidade alimentar. Ou seja, uma vez classificado o biótipo da pessoa, é possível ter acesso a uma valiosa gama de dados que direcionam não só a terapêutica mais adequada como também nos ensina sobre comportamento e as escolhas mais benéficas de alimentos.
O auto-conhecimento e as informações que obtemos são ferramentas preciosas para a consciência alimentar e ajudam a realizar as mudanças necessárias e realmente empregá-las no cotidiano da melhor forma possível.

3-VIVER EM EQUILÍBRIO E HARMONIA
Os antigos permaneciam saudáveis, pois seguiam o princípio do YIN e YANG e assim viviam em harmonia com a natureza. Moderavam-se no beber e no comer,suas atividades eram regulares,não cometiam excessos ,gozavam de saúde física e mental e viviam até idade avançada.Nos dias atuais, porém,as pessoas não se comportam mais assim...Com os avanços tecnológicos e científicos houve uma enorme melhoria nas condições de vida,é inegável.Por outro lado,mudamos nossos hábitos,atitudes,horários,a forma de pensar e de agir.Na maior parte do tempo,negligenciamos a manutenção da saúde por não entender as verdadeiras necessidades ou, por causa das imposições da vida, fazer o que não queremos e deixar de fazer o que gostaríamos.
Segundo a filosofia oriental, o primeiro passo para viver em harmonia e equilíbrio com o mundo é encontrar o próprio equilíbrio e harmonia. Direcionando nosso olhar para a sabedoria dos antigos, reaprendendo a respirar e a comer, a “ouvir” nossa intuição,reconhecendo os erros e aceitando que existe o momento de empreender mas há o momento de ser paciente e esperar.
Tendo coragem de mudar e perseverança para manter essa mudança, é possível que reconheçam e adotem pouco a pouco o exemplo de fazer a diferença na busca do equilíbrio e harmonia.

4-FAZER EXERCÌCIOS FÌSICOS E ALONGAMENTOSNA MEDIDA CERTA
O HUANG DI NEI JING, conhecido como o Clássico de Medicina do Imperador Amarelo (importante compilação e mais antigo livro de medicina que se tem notícia), já registrava que no passado as pessoas praticavam o Tão (“O Caminho da Vida”), combinando alongamentos, massagem e respiração para promover o fluxo de energia e viviam 100 anos...
Vida saudável tem a ver com moderação. Pela MTC,não é indicado passar dias, meses e até anos sem fazer o mínimo esforço em se  mexer .Muito menos deve-se castigar o corpo com rotinas rigorosas de exercícios e levantamentos de pesos.Recomenda-se práticas suaves e regulares.
Na china, o dia-a-dia de muitos começa com atividades matinais como, por exemplo, o Tai-chi-chuan (misto de dança e alongamento) que conserva o corpo e a mente em forma. Muitas artes marciais orientais baseiam-se no Qi Gong ( ou Ti Kung ) que ensina maneiras de se movimentar e respirar para ajudar a energia vital.
Para adotar uma atividade física é preciso experimentar e se identificar com aquela que traga conforto e bem-estar. Talvez seja preciso modificar horários ,ter bastante força de vontade ou “vencer” a preguiça nos dias chuvosos.Mas vai valer a pena pelo menos tentar fazer da prática física uma parte do seu dia para revigorar sua energia até torná-la um item indispensável em sua vida

5-DORMIR BEM
O dia corresponde ao YANG, ao movimento. A noite relaciona-se ao YIN,ao repouso.Durante o dia trabalhamos,estudamos realizamos nossas atividades,estamos ativos.
Quando chega a noite descansamos e dormimos. Pelo menos é o que deveríamos fazer.No entanto cada vez mais as pessoas (e até crianças) estendem suas atividades por noite a dentro sem horário regular para dormir.No período da noite é que nossa energia vai sendo restaurada e vitalizada para estar em fluxo constante e adequado,proporcionando crescimento,desenvolvimento,purificação e fortalecimento.
O tempo necessário de sono varia para cada pessoa e também com a idade, mas todos nós precisamos dele. A curto prazo,os efeitos da sua  privação podem ser ignorados.Porém, os sinais de um estilo desregrado de vida surgirão e o corpo inevitavelmente irá “reclamar”.
Ser saudável envolve um conjunto de atitudes e de hábitos. Não adianta alimentar-se adequadamente e praticar exercícios físicos se depois a pessoa fuma, trabalha demais e está sempre irritada.É preciso ser coerente .Portanto procure adaptar seus horários dando ao corpo e à mente o que eles necessitam e durma bem!

6-TER LAZER
Sem o ar que respiramos não viveríamos. A alimentação é indispensável à vida. E o trabalho dá sentido à existência. Contudo, o ritmo de vida e as condições sócio-econômicas muitas vezes colocam para o fim da fila algo que todos também precisamos o lazer. As merecidas férias após um longo período de trabalho,momentos de prazer com a família ou curtir um hobby sem culpa nem sempre é possível.
Nunca em outra época houve tanto estresse, isolamento social e distúrbios mentais. Na visão da MTC, é normal sentir emoções como tristeza,raiva,preocupação e medo como reação aos acontecimentos assim como sentimos alegria. Entretanto, a partir do momento que se tornam excessivos passam a ser considerados prejudiciais e causadores de doenças já que deixam de ser uma reação natural ao que acontece e passam a ser sentimentos constantes e desgastantes.
Aprendendo a lidar com as emoções, podemos reagir de forma mais positiva com os acontecimentos (o que não implica em resignar-se). Permita-se momentos de convívio e lazer e amplie sua capacidade de cultivar uma vida melhor.

7-PROTEGER-SE DOS FATORES CLIMÁTICOS
Na visão da MTC, o clima é a mais importante fonte externa (ambiental) de desequilíbrios energéticos e doenças. Os seis fenômenos climáticos básicos são: vento,frio,calor,umidade,secura e calor de verão.Suas oscilações dentro de limites moderados são consideradas normais e naturais.
De modo geral, se o corpo está saudável e forte, o YIN e o YANG estão equilibrados e a energia é suficiente, o corpo não é afetado pelas variações climáticas, a menos que sejam extremas e prolongadas. Se entretanto,o corpo estiver enfraquecido e sem defesas,os fatores climáticos podem tornar-se lesivos.
Os antigos observavam a natureza, conheciam seus ciclos e alterações. Com a modernização perdeu-se a capacidade de reconhecer esses fenômenos.Muitas vezes ignora-se a importância de se proteger dos fatores climáticos por falta de conhecimento,por desconsiderar conselhos (quase sempre vindo dos mais velhos)ou por força de circunstâncias  como o tipo de trabalho ou local de moradia.
Usamos roupas inadequadas, ficamos expostos muito tempo ao frio, calor ou vento, moramos em locais úmidos... Nem sempre é possível modificar uma condição como o emprego ou residência. Mas se,por exemplo no trabalho exige uma exposição prolongada ao calor e a roupa fica suada e molhada,ter uma muda extra para troca já ajuda.Quase sempre uma adaptação pode ser feita.
Busque informação, procure orientação, tenha bom senso e fortaleça sua força de vontade. Adote gestos simples mas que protegem.

8-DIGA NÃO ÀS DROGAS
Os motivos e os meios pelos quais alguém começa e continua a usar drogas é um capítulo a parte.
Todos sabem, porém, dos efeitos profundos e duradores na mente, nas emoções e no corpo físico de quem as usa. E não difere muito desse caso também o uso indevido e impróprio de medicamentos  ou ervas medicinais ou até do cigarro.A dependência e os males por eles causados são graves e dificilmente revertidos.Independentemente do tipo, da freqüência e do objetivo do uso,afetam a saúde não somente do usuário como ainda da família e de pessoas próximas.
Deixar que as drogas façam parte da sua vida não condiz com uma conduta saudável. Se for preciso,peça ajuda.Conquiste o poder de dizer não às drogas.

9-GOSTE DO SEU TRABALHO E RESPEITE SEUS LIMITES
Durante o período da pré-história o homem habitava onde houvesse alimentos, água e onde as condições climáticas fossem favoráveis à sua sobrevivência. Ele seguia seus instintos e suas atividades estavam diretamente relacionadas à obtenção de alimentos seja como caçador,coletor ou, mais tarde, criador e agricultor. Pode-se dizer que até os dias de hoje, com uma parcela mínima de exceção, continuamos a exercer o trabalho para sobreviver.
Mesmo sabendo que todas as atividades possuem sua parcela de contribuição para o funcionamento da sociedade e evolução da humanidade, é preciso reconhecer que poucos conseguem obter satisfação em todos os aspectos (pessoal, profissional e financeiro) ou até mesmo em um deles.
Muitos são a única fonte de renda da família ou complementam essa renda, alguns por escolha errada de profissão ou falta de capacidade para outra colocação... Outros ainda encaram o trabalho como verdadeira maratona e trabalham durante muitas horas chegando a “levar” o trabalho para casa. Sobrecarga física e mental, insatisfação e sensação de impotência surgem e podem acumular-se e tornar-se um estado permanente e fazer adoecer. Se puder mudar de emprego ou profissão, mude. Se não puder, tente adotar uma atitude mais positiva. Se trabalha demais,reconheça a hora de parar.Não é fácil,mas pelo menos tente.
Quando prestamos atenção aos sinais vindos do corpo (mesmo que sutis) e às suas necessidades, reconhecemos nossos limites e limitações e aprendemos a respeitar nossa própria natureza. E isso, sim, traz felicidade e bem-estar.

10-CONECTAR-SE COM O UNIVERSO
Nossas crenças, condutas e costumes muitas vezes nos tornam incapazes de usufruir plenamente as nossas próprias vidas. Ficamos perdidos entre o passado e o futuro. Presos ao comportamento que, um dia, nos ensinaram e ao que os outros irão pensar de nós. Há momentos em que parece estarmos num ritmo tão frenético que duvidamos suportar.
No entanto, a vida pode ser muito melhor do que imaginamos.
Deixar velhos hábitos, fazer escolhas sábias e estar aberto a fazer pequenas mudanças são os passos de um caminho mais simples, natural e saudável de viver.
O Homem é o elo entre o Céu e a Terra. É a conexão com o fluxo constante e infinito de energia que é o Universo. E a vida saudável do Universo depende em primeiro lugar da vida saudável de cada um de nós.

A Importância do Fígado na MTC


Na visão da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) o Fígado, do ponto de vista energético, está estreitamente envolvido com a vesícula biliar (postura e decisões), mas também com os olhos (sentido da visão), ombros, joelhos e tendões (flexibilidade), unhas, seios e todo o aparelho reprodutor feminino.

Na MTC se diz que o Fígado é o órgão mais importante para a mulher, assim como o Rim o é para o homem. Praticamente todo o sistema reprodutor feminino é regido pelo Fígado, responsável por alterações no ciclo menstrual, presença de cistos de ovário, miomas uterinos, corrimentos ou prurido vaginais, alterações da libido como frigidez e impotência. O Fígado é responsável por manter o livre fluxo da energia total do corpo. Como o movimento do sangue segue o movimento da energia, dizemos que o Fígado direciona a circulação do sangue e regula também o ciclo menstrual.

Mas seu papel mais importante, é sem dúvida, sobre o equilíbrio emocional. É o livre fluir da energia do Fígado que vai nos permitir responder vitoriosamente aos desafios da vida, aos estímulos emocionais e afetivos, 24 horas por dia, cada segundo de nossa vida, sem parar.

Daí começa a responsabilidade e respeito que devemos ter pelo nosso Fígado e sistema hepático. E, já podemos deduzir sobre o desgaste intenso ao qual este sistema é submetido no cotidiano da vida moderna. Pouco se sabe sobre sua importância e como auxiliar, ser cúmplice, do Fígado nesta missão existencial: equilíbrio emocional e afetivo. Visão, flexibilidade, postura e decisões.

Pelo contrário, só pela má alimentação e sedentarismo, a cultura ocidental faz de tudo para fragilizar o sistema hepático. Os maus hábitos alimentares e de vida levam ao seu desequilíbrio funcional, que leva ao desequilíbrio emocional, que desencadeia mais maus hábitos alimentares e de vida. Este desequilíbrio energético pode se manifestar de várias formas. Dependendo da sua localização: insônia, enxaqueca, hipertensão, problemas digestivos, TPM, etc.

Os problemas ligados ao Fígado podem ser por falta ou por excesso de energia circulante. Um bom exemplo de excesso é a raiva, mais exatamente a raiva reprimida e, num quadro de vazio energético, temos a procrastinação e o medo paralisante ou síndrome de pânico. A estagnação do fluxo de energia do Fígado freqüentemente desequilibra o emocional, produzindo sentimentos de frustração e ira. Essas mesmas emoções podem levar a uma disfunção no Fígado, resultando em um ciclo interminável de causa e efeito.

Como todas as emoções, boas ou más, passam pelo Fígado, não devemos reprimi-las infinitamente. A repressão das emoções provoca um bloqueio da energia que leva ao excesso de calor no Fígado. Cabe uma distinção entre sentimento e emoção. Os sentimentos geralmente fortalecem os órgãos e servem como mecanismos de defesa para o organismo. Uma certa irritação que nos leva a reagir diante de um ataque ou quando nos sentimos lesados, é diferente da raiva que é cega e destrutiva.

Os olhos são a manifestação externa do Fígado. Em outras palavras, o Fígado rege o sentido da visão. Assim, patologias da visão irão sinalizar alguma alteração no Fígado. As mais comuns são: conjuntivites, olhos vermelhos sem processo inflamatório, coceiras, "vista" seca, visão fraca, embaçada ou borrada, terçol, pontos brilhantes que aparecem no campo visual e outros.

A lágrima é a secreção interna que ajuda a aliviar o Fígado. Cuidado com olhos secos. Daí vem a importância do exercício de "piscar os olhos" (sempre - não esquecer) e de não reprimir o choro, embora nem sempre seja conveniente socialmente. Mas acredite, conter o choro faz mal à saúde. Ah! Uma forma divertida de chorar / lacrimejar é deixando o riso fluir, acontecer no seu dia-a-dia, na sua vida.

As unhas são outra manifestação externa das condições do Fígado, e as suas deformidades ou a presença de micose sugerem algum comprometimento do Fígado ou desequilíbrio prolongado da sua energia.

O Fígado rege as articulações do ombro e joelhos e também os tendões de modo geral. Assim sendo, as bursites e dores nos joelhos sem causa aparente são sinais de comprometimento da energia do Fígado. As tendinites e os estiramentos freqüentes também estão neste quadro.

Todo órgão está associado a uma víscera que, no caso do Fígado, é a Vesícula Biliar.

Resumidamente, a vesícula atua mantendo o equilíbrio postural. Todos os quadros de tonturas, vertigens, labirintites estão ligados a ela. Rege a articulação tempero mandibular (ATM). Todas as tensões que ficam retidas no Fígado podem ser descarregadas nesta região e produzir o bruxismo, que é um quadro de ranger os dentes, que se manifesta mais freqüentemente durante o sono.

Metafisicamente a Vesícula Biliar comanda a capacidade de tomarmos decisões assertivas. Uma Vesícula desequilibrada se manifestará na forma de indecisões ou mesmo desorientações, perda de rumo.


 E, para resumir e partir o mais rápido para a ação de cumplicidade "de bem com o Fígado":

- desintoxicar-se diariamente com o aumento do consumo dos alimentos de origem vegetal, maduros, crus, idealmente orgânicos e integrais;
- desintoxicar-se diariamente praticando a terapia do riso, as brincadeiras, as artes, o lazer;
- praticar atividade física moderada diariamente. Vocês não têm noção de como este hábito é vital para o livre fluxo de energia do Fígado;
- os sabores, ácido e amargo, assim como os alimentos de cor verde são os maiores aliados do Fígado. Entretanto, na primavera, evite exagerar nos sabores ácidos e picantes.
- evitar intoxicarem-se com alimentos muito gordurosos (pela qualidade, gordura animal e óleos refinados, como pela quantidade), frituras, açúcar, café e álcool;
- evitar vida sedentária e estressante, o mau humor, ilusões e grandes expectativas.






O Fígado da Mulher na Medicina Tradicional Chinesa

O Fígado, como todos os outros órgãos, tem uma função yin e outra yang. As funções yin estão ligadas à fisiologia e à bioquímica e não serão abordadas aqui; se houver necessidade, existem excelentes tratados para serem consultados. O conceito de órgão na MTC é bem mais abrangente do que o usado nas escolas ocidentais. Quando falamos no Fígado, do ponto de vista energético, estamos falando do Fígado propriamente, da vesícula biliar, dos olhos, dos ombros, dos joelhos, dos tendões, das unhas, dos seios, e todo o aparelho reprodutor feminino, desde ovários, trompas, útero e vagina. Por esse motivo, na MTC se diz que o Fígado é o órgão mais importante para a mulher, assim como o Rim é para o homem.
  
A energia do Fígado é responsável por manter o livre fluxo da energia total do corpo. Como o movimento do sangue segue o movimento da energia, dizemos que o Fígado direciona a circulação do sangue e regula também o ciclo menstrual. Mas o papel mais importante, sem dúvida é sobre o equilíbrio emocional, é a energia do Fígado quem vai nos fazer responder a todos os estímulos emocionais, 24 horas por dia sem parar; daí já se deduz o desgaste intenso ao qual é submetido este sistema, e pouquíssimas atitudes são tomadas para auxiliar o Fígado nesta tarefa, pelo contrário a nossa cultura parece fazer tudo para impedir o equilíbrio. Como todas as emoções boas ou más passam pelo Fígado, não devemos reprimi-las a todo o momento. A repressão das emoções provoca um bloqueio da energia que vai levar à formação de calor no Fígado. Este desequilíbrio energético pode se manifestar de várias formas. Dependendo da sua localização, podemos ter uma insônia, uma enxaqueca, uma precordialgia, uma hipertensão, uma gastrite, uma tensão pré-menstrual, e por aí vai.
  
Os adoecimentos podem ser de dois tipos, por falta ou por excesso de energia, ou usando um termo mais técnico, por vazio ou plenitude. Em relação às emoções que lesam mais especificamente o Fígado vamos ter, num quadro de plenitude, a raiva, mais exatamente a raiva reprimida e, num quadro de vazio, o pânico, que agora virou síndrome de pânico.
  
Cabe aqui fazermos uma distinção entre sentimento e emoção. Os sentimentos geralmente fortalecem os órgãos e servem como mecanismos de defesa para o nosso organismo. Por exemplo, uma sensação de apreensão é diferente do medo. A primeira nos coloca num estado de alerta diante de uma certa situação, sem nos limitar em nada, nos protegendo dos perigos. O medo por sua vez nos limita e nos paralisa. A mesma coisa em relação a uma certa irritação que nos leva a reagir quando somos atacados ou nos sentimos lesados, que é diferente da raiva que tem um grau mais intenso. O importante é entender que todos os sentimentos atuam bem no organismo, tudo depende da intensidade e por quanto tempo. Da mesma forma que o sal, o orégano e a pimenta são temperos usados na alimentação, os sentimentos são o tempero da nossa existência. A qualidade de nossa vida dependerá da quantidade e da forma com que serão usados.
  
Como já foi dito, o Fígado rege praticamente todo o sistema reprodutor feminino e é responsável por alterações no seu funcionamento que vão desde alterações no ciclo menstrual, os cistos de ovário, miomas uterinos, corrimentos vaginais, prurido vaginal, alterações da libido, como frigidez e impotência. Em algumas doenças só a energia do Fígado está em desarmonia, e em outras existe também desequilíbrio de outros órgãos.

  
O Fígado rege as articulações do ombro e joelhos e também os tendões de modo geral. Assim sendo, as bursites e as dores nos joelhos sem causa aparente são sinais de comprometimento da energia do Fígado. As tendinites e os estiramentos freqüentes também estão neste grupo.
  
Os olhos são a manifestação externa do Fígado, e suas patologias também vão nos indicar algumas alterações no Fígado, as mais comuns são as conjuntivites, os olhos vermelhos sem processo inflamatório, os terçóis, os pontos brilhantes que aparecem no campo visual e outros.
  
As unhas são outra manifestação externa das condições do Fígado, e as suas deformidades ou a presença de micose vão nos sugerir algum comprometimento na estrutura yin do Fígado, ou desequilíbrio prolongado da energia do Fígado.
Para concluir, o Fígado comanda o funcionamento do sistema nervoso e é o responsável pelas alterações funcionais como as várias formas de epilepsia, as alterações no raciocínio, os desmaios e as perdas de consciência de modo geral, e as doenças degenerativas como o Parkinson.
  
Todo órgão está acoplado a uma víscera que, no caso do Fígado, é a vesícula biliar, que em geral tem um papel secundário para o funcionamento do sistema. Resumidamente, a vesícula atua mantendo o nosso equilíbrio postural. Todos os quadros de tonturas, vertigens, labirintites estão ligados a ela. Rege a articulação têmporo-mandibular (ATM). Todas as tensões que ficaram retidas no Fígado podem descarregar nesta região e produzir um quadro de ranger os dentes (bruxismo), que se manifesta mais freqüentemente durante o sono. Ao nível emocional a vesícula biliar comanda o nosso processo de decisão, e seus desequilíbrios vão se apresentar na forma de indecisões ou mesmo desorientações, perda de rumo.
   
A lágrima é a secreção interna que ajuda a aliviar o Fígado. Deste fato vem a importância de não se reprimir o choro, embora nem sempre seja conveniente socialmente. Mas, pode acreditar conter o choro faz mal à saúde.
Agora que já temos uma idéia de como é estar com a energia do Fígado desequilibrada, vamos fazer alguma coisa para ajudar. O mais importante é a harmonia das emoções, isto é, as emoções não devem ser reprimidas. Nós devemos senti-las e deixá-las fluir, evitando o apego emocional. Depois, evitar os medicamentos químicos, as bebidas alcoólicas, os temperos picantes, se não puder evitar, usá-los com moderação. Na alimentação, optar pelas coisas de cor verde, e usar de preferência verduras cruas.

Extraído de: http://www.doencasdofigado.com.br/mitologia_04.html


Saiu no The New York Times - Acupuntura Facial


Saiu no The New York Times que é febre entre as atrizes de Hollywood, desde a entrega do Oscar em 2005, fazer Acupuntura Facial. Tal método natural de rejuvenescimento começou então a despertar interesse no Ocidente fazendo o contraponto perfeito com as técnicas invasivas existentes.

A Acupuntura Facial de rejuvenescimento dá como resultado a diminuição das linhas de expressão e rugas através do aumento da produção do colágeno e elastina na circulação do sangue nas áreas onde as agulhas são inseridas. A melhora da aparência no fim de cada sessão é visível e sem surpresas desagradáveis com o resultado.

O método começou na China, por volta do ano 1.000 a.C., o uso da medicina para abrandar os efeitos visíveis do envelhecimento, com caráter holístico ele ajuda o indivíduo a se sentir mais jovem por tratar os aspectos físicos e emocionais. Esse método está substituindo o uso do botox e da plástica nos Estados Unidos.

Apesar de ser feito em várias sessões que variam entre dez e quinze, de meia hora a uma hora cada, e exigir manutenção mensal, a acupuntura facial está atraindo muitos adeptos que procuram uma técnica menos agressiva e mais duradoura para tratar a questão do envelhecimento.

Não existe método mais natural, a sessão básica consiste na inserção de agulhas finíssimas em áreas específicas do rosto e orelhas, revitalizando a pele, uma vez que mexe com a circulação sanguínea, trazendo nutrientes para o rosto e melhorando sua vitalidade e coloração.

“A beleza é algo que vem de dentro para fora”, conceito subjetivo que os chineses concretizaram como ninguém, e nem a Madonna ficou fora dessa, cabe a nós, frágeis mortais, escolher o caminho ou a picada da juventude."

A Plástica convencional consiste em cortar, puxar e esticar as sobras de pele para orelhas e testa. Já a Acupuntura Estética Facial se utiliza de agulhas para ativar a circulação e produção de Elastina e Colágeno e conduzir a energia para os Ossos que dão sustentação aos Músculos e que dão sustentação para a fixação da Pele.

Trata-se de uma Plástica Natural de Rejuvenescimento, que além de ser menos invasiva, proporciona uma beleza mais barata e duradora.

Fonte: Beleza Terra
Adaptado por Newton Lux em 21/03/2012

sexta-feira, 13 de abril de 2012

A Enfermidade



A enfermidade é um conflito entre a personalidade e a alma.
O resfriado escorre quando o corpo não chora.
A dor de garganta entope quando não é possível comunicar as aflições.
O estômago arde quando as raivas não conseguem sair.
O diabetes invade quando a solidão dói.
O corpo engorda quando a insatisfação aperta.
A dor de cabeça deprime quando as duvidas aumentam.
O coração desiste quando o sentido da vida parece terminar.
A alergia aparece quando o perfeccionismo fica intolerável.
As unhas quebram quando as defesas ficam ameaçadas.
O peito aperta quando o orgulho escraviza.
A pressão sobe quando o medo aprisiona.
As neuroses paralisam quando a “criança interna” tiraniza.
A febre esquenta quando as defesas detonam as fronteiras da imunidade.
Os joelhos doem quando o orgulho não se dobra.
O câncer mata quando não se perdoa e/ou cansa de viver.
E as dores caladas? Como falam em nosso corpo?
A enfermidade não é má, ela avisa quando erramos a direção.

O caminho para a felicidade não é reto, existem curvas chamadas Equívocos, existem semáforos chamados Amigos, luzes de precaução chamadas Família, e ajudará muito ter no caminho uma peça de reposição chamada Decisão, um potente motor chamado Amor, um bom seguro chamado , abundante combustível chamado Paciência

Mas principalmente um maravilhoso Condutor chamado DEUS, ou como O queiram chamar.


PS: Este alerta está colocado na porta de um Espaço Terapêutico.